1.
Estudo no Colégio Santo André
1.
O
que teria/teve mais importância na tua escolha de iniciar a tua vida sexual?
No
entanto, a família e amigos tomam grande relevância. No caso masculino, a
opinião do grupo de amigos e a influência do mesmo é altamente valorizada. Nas
raparigas, esta relevância observa-se no domínio familiar.
Pudemos
concluir que os jovens não consideram que o ambiente escolar (e social) tenha
qualquer importância na escolha de começar a vida sexual. Apesar destes
resultados, consideramos que os adolescentes apenas não têm uma perceção
consciente do peso deste fator, o qual pode muitas vezes influenciar
grandemente todos os outros.
2.
Consideras
importante a existência de aulas de educação sexual?
2.2.
Se sim,
em que ano de escolaridade?
A análise da primeira questão é extremamente
clara: os adolescentes, na sua maioria percebe a importância das aulas de
educação sexual que iriam servir para esclarecer dúvidas e tornar este tema
mais sério.
As discrepâncias apenas surgem na questão
2.1., na qual existe uma opinião dispersa acerca do início da vida sexual.
Apesar disto, em ambos os sexos, a maioria escolheu o 9º ano de escolaridade,
sendo que também se registaram elevados valores por parte do sexo feminino no
que diz respeito ao 8º ano, e no sexo masculino no que diz respeito ao ensino
secundário.
3.
Alguma
vez tiveste um diálogo sério sobre sexo com os teus pais ou com outro adulto?
Considerámos bastante positivo que uma
significativa percentagem de alunos tenha indicado que já teve um diálogo sério
com um adulto sobre sexualidade. Este facto mostra que, apesar da existência de
influências como os amigos ou os media,
os adolescentes ainda procuram esclarecimento junto de adultos mais experientes.
Resta
apenas descobrir se esse diálogo foi produtivo e serviu para esclarecer dúvidas
e para criar uma boa educação sexual.
4.
Já
iniciaste a tua vida sexual?
4.2.
Se
sim, consideras que foi a decisão acertada, tendo em conta aspetos como a
idade, o parceiro sexual e as circunstâncias?
Através
da análise dos resultados obtidos na questão 4 chegamos à conclusão que a
maioria dos adolescentes que foram alvo do nosso inquérito já iniciou a sua
vida sexual. Verificámos também que há um número de rapazes maior que já
iniciou a sua vida sexual, talvez fruto da influência dos amigos e do prestígio
que isto lhes dá como verificámos na pergunta 1. Já com a resposta negativa de
mais raparigas podemos concluir que a cautela da família e a sua influência
foram possivelmente os responsáveis por estes resultados.
No que diz respeito à questão 4.1, a
maioria dos jovens considera que a sua decisão de iniciar a vida sexual, tendo
em conta todos os parâmetros mencionados, foi a mais acertada, o que se revela
positivo pois demostra que os adolescentes não são precipitados nesta escolha
tão importante.
5.
Tens
conhecimento de algum caso em que alguém tenha iniciado a sua vida sexual
devido a pressões exteriores?
Nesta questão, os resultados foram
diametralmente diferentes no que toca a terem ou não conhecimento de alguém que
tenha começado a prática sexual devido a pressões exteriores. O mesmo número de
raparigas que respondeu que não foi o mesmo número de rapazes que respondeu que
sim, e vice-versa.
Estes resultados podem dever-se às
diferentes relações que rapazes e raparigas estabelecem entre si. As raparigas
têm tendência a desenvolver relações mais cúmplices umas com as outras, o que
não sucede tanto com os rapazes.
6.
Consideras
que atualmente a sexualidade e um assunto que não é tomado com seriedade
suficiente?
Nesta questão existe uma oposição em relação
aos dois sexos, o sexo feminino acha que, na atualidade, a sexualidade é
realmente tomada com seriedade deixando a resposta negativa com uma menor
percentagem, enquanto que no sexo masculino acontece exatamente o oposto.
7.
Consideras
que a sociedade é suficientemente tolerante em relação à homossexualidade?
No
assunto da homossexualidade, a maioria dos adolescentes demostrou uma visão
muito positiva, considerando que a sociedade não é tão recetiva à
homossexualidade como devia. Os jovens acreditam que isto de deve à existência
de preconceitos, estereótipos e injustiças contra esta orientação sexual.
8.
Consideras
que as aulas de educação sexual deveriam incluir a sexualidade a partir do
ponto de vista dos adolescentes homossexuais?
Tal como na questão anterior, a maioria dos
jovens acredita que as aulas de educação sexual deveriam abordar o ponto de vista
dos adolescentes homossexuais.
As justificações destas respostas
consistem no facto de os jovens considerarem que a educação sexual é
importante, pelo que deveria incluir todas as pessoas, de todas as
sexualidades. Os jovens consideram que deve existir uma posição de igualdade e
que ninguém se deveria sentir excluído.
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